Procissão de Santo António com «imagem grande»

D.R.

A imagem grande de Santo António que se encontra no altar mor da igreja daquela paróquia funchalense vai sair na procissão que se realizará no dia 13 de junho no final da Eucaristia da festa que principiará pelas 18 horas e que será presidida por D. Nuno Brás.

Percorrerá o Caminho de Santo António, Caminho da Ponte, parte da Avenida da Madalena e Caminho da Igreja.

A imagem, que é a maior existente nas igrejas da Diocese do Funchal, será transportada por 24 homens num andor especial decorado com mais de mil cravos brancos e açucenas.

Aquela imagem só sai em ocasiões especiais como a que agora se verifica, pois é a primeira vez que o novo bispo do Funchal irá presidirá à festa de Santo António na respetiva igreja.

Antigamente a «imagem grande» só saía de 50 em 50 anos. Recentemente quando das celebrações da festa de Santo António presididas pela primeira vez por D. Teodoro de Faria e D. António Carrilho como Bispos do Funchal também a imagem veio à rua passando por uma enorme multidão que a aplaudia com emoção.

A preparação espiritual para a festa decorrerá de 30 de maio a 11 de junho com as trezenas às 20 horas. A missa a vigília no dia 12 de junho também começará às 20 horas.

O arraial promovido pela paróquia de Santo António realizar-se-á de 8 a 13 de junho. No sábado dia 8 haverá a quermesse com a chegada ao adro das ofertas em cortejos vindos dos sítios a partir das 12 horas.

(Atualizado dia 15.05.2019 ás 9h40)