Paróquia do Monte festeja Vera Cruz

Cartaz

A paróquia de Nossa Senhora do Monte vai celebrar, no próximo dia 26 de maio a Festa da Vera Cruz. A Eucaristia está agendada para as 17 horas e no final decorrerá a procissão.

Na véspera, dia 25 de maio, será celebrada Missa pelas 18 horas.

Entretanto, para o próximo dia 11 de maio, está agendada uma reunião de mordomos, com início marcado para as 19 horas.

Recorde-se que a Festa da Vera Cruz é uma festa com grande tradição na paróquia de Nossa Senhora do Monte. Vera Cruz, diz-se na nota em que se divulga esta celebração, “é a denominação dada às relíquias provenientes, segundo a tradição cristã, da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.”

A paróquia de Nossa Senhora do Monte, bem como as paróquias de São Roque e Santa Luzia, possui uma dessas relíquias da verdadeira cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. É por isso que estas festas são um momento importante para as ditas comunidades.

A História refere que a imperatriz Helena de Constantinopla, mãe do imperador Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma, numa data posterior a 312 d.C. quando à Cristandade foi dada liberdade de culto em todo o Império, viajou à Terra Santa, onde fundou igrejas e agências de socorro aos necessitados. Talvez foi nessa época que a imperatriz descobriu três cruzes usadas na crucificação de Jesus e de dois ladrões, e que foram executados com ele. Um milagre revelou qual das três era a cruz verdadeira. A partir de então aquela devoção espalhou-se por todo o mundo.