Tempo de louvar Nossa Senhora: Paróquias realizam procissões das velas

D.R.

Em diversas paróquias da Diocese do Funchal vão decorrer procissões das velas em honra de Nossa Senhora de Fátima evocando também a primeira aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos.

Fátima

A paróquia de Fátima vai celebrar a festa da sua padroeira no dia 12 de maio com a procissão das velas que se iniciará às 21 horas com saída da igreja paroquial, na Rochinha, indo até à Escola Salesiano onde será celebrada a missa campal. D. Nuno Brás presidirá a estas cerimónias.

O tríduo de preparação para a festa decorrerá na igreja paroquial de Fátima nos dias 10, 11 e 12 e começará às 18 horas com a Adoração Eucarística, terço meditado, seguido da Eucaristia às 19 horas

Lombada

Na paróquia da Lombada, situada na freguesia de Santa Cruz, a festa de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira daquela comunidade será celebrada no dia 13 de maio às 20 horas. No dia 12 às 20 horas começará a procissão das velas, seguindo-se a missa. A concentração será feita no miradouro daquela localidade.

Cabo Girão

Na capela de Nossa Senhora de Fátima, no Cabo Girão, vão decorrer celebrações no dia 12 de maio às 20 horas com terço, missa e procissão. No dia 13 de maio às 12 horas será celebrada a missa, presidida por D. Nuno Brás, seguindo-se a procissão

Santo António

Na igreja de Santo António, no sábado 11 de maio às 20 horas vai ser celebrada a Eucaristia sendo seguida da procissão das velas.

Vitória- Santa Rita

Assinalando o dia de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de maio, a paróquia da Vitória-Santa Rita vai realizar a procissão das velas que sairá da igreja depois da Eucaristia celebrada pelas 20h30.

Amparo (Ponta do Pargo)

No dia 10 de maio na igreja do Amparo, situada na freguesia da Ponta do Pargo irá ser celebrada a missa às 19h30 e no final decorrerá a procissão das velas.

Ponta do Pargo

Sábado, 11 de maio na igreja da Ponta do Pargo às 19h30 principiará a Eucaristia.
No final decorrerá a procissão das velas.

Fajã da Ovelha

Na igreja da Fajã da Ovelha no domingo 12 de maio às 11 horas será celebrada  a missa realizando-se depois a procissão das velas.

Ribeira Brava

No sábado 11 de maio às 20 horas será celebrada a missa na igreja da Ribeira Brava seguida da procissão das velas.

Carmo (Câmara de Lobos)

A paróquia do Carmo, situada em Câmara de Lobos, também vai realizar a procissão das velas. Será no domingo 12 de maio, após a missa celebrada às 20 horas.

Santa Cecília

Às 19h30 do domingo 12 de maio na igreja de Santa Cecília, em Câmara de Lobos, começará a Eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima. Depois, às 20h30,  realizar-se-á a procissão das velas.

Nazaré

A paróquia da Nazaré vai realizar a procissão das velas na segunda-feira, 13 de maio, antecedida da celebração da Eucaristia às 20 horas.

São José

A Paróquia de São José vai realizar a procissão das velas no domingo, 12 de maio, após a missa celebrada às 21 horas.

Ribeira Brava

Na igreja da Ribeira Brava no dia 12 de maio irá ser celebrada a Eucaristia às 20h30, após o que decorrerá a procissão das velas.

Atouguia

Nossa Senhora de Fátima irá ser evocada na igreja paroquial de São Francisco Xavier, na Calheta. Será no dia 13 de maio com missa às 20 horas. No final terá lugar a procissão das velas.

Ilha

No próximo domingo, 12 de maio, véspera da festa de Nossa Senhora de Fátima a paróquia da Ilha vai louvar a Virgem Maria com a celebração da missa às 20 horas, após o que decorrerá a procissão das velas.

Porto Santo

Na igreja da Piedade, no Porto Santo, vai ser celebrada a Eucaristia às 19h30 da segunda-feira 13 de maio, seguindo-se a procissão.

A paróquia do Espírito Santo (Porto Santo) está a realizar celebrações marianas com missas às 20h30 no sítios.

Na terça-feira 7 de maio será na Lapeira, na quinta-feira, dia 9 no Campo de Cima e no dia 10 no Campo de Baixo.

Piquinho e Preces

Vai realizar-se no próximo dia 12 de maio a procissão das velas nas paróquias do Piquinho e das Preces na freguesia de Machico. Pelas 20h30 sai de cada igreja um andor com Nossa Senhora sendo o ponto de encontro das duas procissões no início do Caminho da Lombada.
A partir dali numa única procissão vai até à capela de Nossa Senhora das Preces no sítio do Marco, onde será celebrada a Eucaristia.

Monte

A paróquia de Nossa Senhora do Monte vai realizar a procissão das velas.
Será no dia 13 de maio, saindo da igreja no final da Eucaristia celebrada às 20h30.

Caniço

No dia 13 de maio na paróquia do Caniço às 19h30, vão realizar-se procissões das velas com saída de quatro sítios daquela comunidade em direção à igreja onde será celebrada a Eucaristia às 20 horas.

[atualizado no dia 8.5.2019 às 11h50]