D. Nuno Brás desafiou acólitos “a mostrar que Jesus está sempre no meio de nós”

No final da celebração foram anunciadas as paróquias que vão receber, em 2020, a Festa de São Francisco Marto e o Dia do Acólito. São elas a Paróquia das Achadas da Cruz e do Curral das Freiras, respetivamente.

Foto: Duarte Gomes

A Paróquia dos Álamos recebeu esta quinta-feira, dia 25 de abril, perto de 400 acólitos de 42 paróquias da Diocese do Funchal, que ali se reuniram para participar nas atividades do Dia Diocesano do Acólito.

A encerrar os trabalhos deste dia celebrou-se uma Eucaristia presidida pelo bispo do Funchal e concelebrada por vários outros sacerdotes. Na homilia D. Nuno Brás convidou os acólitos a serem “missionários” mostrando, no seu dia a dia, que Jesus está no meio de nós.

“Eu gostava de vos convidar a mostrar que Jesus está no meio de nós, mesmo quando não estão a exercer este serviço do acólito. Quer dizer, a mostrar sempre que Jesus está no meio de nós. A mostrar na escola que Jesus está no meio de nós, a mostrar na vossa família que Jesus está no meio de nós, a mostrar no futebol que Jesus está no meio de nós”, disse o prelado.

Por outras palavras, “Peço-vos que, não apenas na celebração eucarística mas sempre, mostrem que Jesus está vivo no meio de nós, que ele é a vida e que nos quer dar a vida, a vida de Deus”, frisou D. Nuno, que começou por referir-se precisamente a uma das passagens pascais mais catequéticas: a dos Discípulos de Emaús. 

Daqui partiu, de resto, toda a homilia desta celebração, com o prelado a sublinhar ainda que “vocês assim vestidos são uma forma de mostrar a todos os outros cristãos que Jesus Cristo está no meio de nós, vivo e ressuscitado”; “vocês são uma forma de Jesus Cristo aparecer. Este Jesus Cristo que se quer mostrar a todos”.

No final da Eucaristia coube ao Pe. Hélder, responsável pelo Serviço Diocesano dos Acólitos agradecer a todos aqueles que contribuíram para que este dia Diocesano do Acólito tivesse lugar. Para além disso, teve também a incumbência de revelar quais as paróquias que vão receber, em 2020, a Festa de São Francisco Marto, celebrada no último domingo de fevereiro, e o próximo Dia Diocesano. E as escolhidas foram as Paróquias das Achadas da Cruz, no Porto Moniz, e do Curral das Freiras.