Encontro Nacional de Catequese de 10 a 13 de abril em Viana do Castelo

Cartaz do Encontro Nacional da Catequese

«Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária» é o tema do 58º Encontro Nacional de Catequese que se realizará no Centro Pastoral Diocesano de Darque, diocese de Viana do Castelo, nos dias 10 a 13 de abril. 

Esta iniciativa que reúne os responsáveis diocesanos da catequese pretende este ano “refletir sobre a dimensão do Ser catequista hoje e as implicações numa ação diocesana concreta e concertada”, afirma Cristina Sá Carvalho, coordenadora do departamento de Catequese no Secretariado nacional da Educação Cristã (SNEC).

O encontro contará com a participação de cerca de 70 agentes pastorais da catequese de todo o país.

No primeiro dia, 10 de abril, haverá um encontro entre os participantes e os responsáveis do SNEC pela Catequese.

A 11 de abril, D. António Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) iniciará os trabalhos com a conferência “A formação de catequistas na missão diocesana”.

Pelas 11h30, a catequista Luísa Boléo, do setor da catequese de Lisboa, falará sobre «Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista”.

O responsável pela catequese na diocese de Leiria-Fátima, padre José Henrique Pedrosa, refletirá na parte da tarde sobe o modo como «Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus».

Pelas 16h30 intervirá o padre Tiago Neto, responsável do setor da catequese de Lisboa e do diácono Paulo Campino, responsável da catequese na diocese de Santarém.

No dia 12 de abril, pelas 9h30, a Cristina Sá Carvalho apresentará o tema «Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto».

Às 10h30 será abordado o tema «Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese» pelo padre José António Gonçalves, coordenador do Secretariado da Educação Cristã da Infância e Adolescência da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, apresentará à tarde o tema «A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente».

No dia 13 de abril os participantes poderão realizar um itinerário cultural na região do alto Minho.

As conferências do encontro serão disponibilizadas no sítio EDUCRIS.