Colégio Missionário: Aniversário da Capela e do Grupo Coral Pe. Dehón assinalado com várias iniciativas

Uma Eucaristia, um encontro de coros e um jantar são as iniciativas que vão ter lugar a 16 de março.

D.R.

A capela do Colégio Missionário do Sagrado Coração, comemora 70 anos da conclusão da sua construção e consagração, no próximo sábado, dia 16. Nesse mesmo dia, o Grupo Coral Padre Dehón, fundado em 2006 pelo padre Isildo Silva, sob a direcção artística de Adérito Gouveia, assinala 13 anos de existência.

Os aniversários celebram-se em conjunto, com um programa que inclui, pelas 18h00, uma missa de ação de graças, pelas 19h00 um concerto com a participação dos: Grupo da Associação Cultural e Recreativa do Porto Moniz; Coro Juvenil da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia; Grupo Coral do Arco da Calheta e o grupo organizador, o Grupo Coral Padre Dehon, que rematará numa performance com todos os cerca de 100 coralistas.

Este primeiro encontro de coros organizado pelo Grupo Coral tem como objetivos, segundo nota enviada à nossa redação, “dar a conhecer o seu trabalho, proporcionar o convívio com outros grupos e ajudar na angariação fundos para a recuperação do teto da capela, já septuagenária e que precisou de uma intervenção técnica.” Daí a razão do nome deste concerto: 70/13 (70 anos da capela e 13 anos do Grupo Coral Pe. Dehon). O jantar solidário será às 20h00 no refeitório do Colégio, com custo simbólico de 5 euros.

Um pouco de história

O Colégio Missionário iniciou a sua atividade a 17 de Outubro de 1947, na antiga Quinta Xácara Brasil, uma doação benemérita. A instituição é “um seminário menor da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos e casa mãe da Congregação em Portugal. À Madeira chegaram de Itália naquele ano, os padres Ângelo Colombo e Gastão Canova, referências para muitas gerações de madeirenses que ali estudaram e com estes pioneiros privaram.”

O percurso formativo dos jovens, neste seminário, orienta-os para a consagração definitiva e desenvolve o espírito de missão. “A simplicidade, o entusiasmo e o espírito de sacrifício dos religiosos que foram passando por esta casa permitiram formar muitos madeirenses que realizaram ou realizam a sua missão em diversas partes do mundo, na qualidade de religiosos ou leigos.”

Aliás, “está também sedeada nesta casa a ALVD – Madeira, Associação dos Leigos Voluntários Madeirenses, que tem preparado e enviado muitos conterrâneos para voluntariado humanitário em África. Em 2019 estão em preparação voluntários para Moçambique, Equador e Albânia.”

Mas não é só. De acordo com a referida nota de imprensa, e tal como já se disse, “o Colégio Missionário também acolhe também o Grupo Coral pe. Dehon que “foi fundado em 2006 com 20 elementos por iniciativa do pe. Isildo Silva (atual pároco da Serra d’Água) e desde o início sob a direção artística do prof. Adérito Gouveia, um antigo aluno.”

Este grupo começou por “ensaiar música sacra para as eucaristias, mas depressa o reportório foi alargado a outros tipos de música e em diversas línguas (latim, inglês, hebraico…). Devido aos convites para participar noutros eventos, houve a necessidade de dar um nome ao grupo, ficou escolhido o nome ”Grupo Coral pe. Dehon”, em memória do fundador dos Sacerdotes do Coração de Jesus.”

O grupo já teve oportunidade de participar em diversos eventos organizados pela Diocese do Funchal e outras associações, dos quais se destacam “o VIII Encontro de Grupos Corais da Casa do Povo da Boaventura, e atuações em eventos no Mercado dos Lavradores, bem como a participação de alguns elementos do grupo no Coro da Diocese nos momentos mais relevantes da vida diocesana como a Festa do Corpo de Deus, ordenações, ou mais recentemente na posse do Bispo D. Nuno Brás”.

A terminar de referir que a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus foi fundada em 1878, pelo Pe. León Dehon (La Capelle, 14 março 1843 – Bruxelas, 12 agosto 1925).

Foto: Duarte Gomes