Bispo do Funchal vai celebrar o aniversário da morte do Beato Carlos da Áustria

Cartaz da celebração do aniversário da morte do Beato Carlos da Áustria, 1 de abril de 2019

D. Nuno Brás vai presidir à Eucaristia na Igreja do Monte no dia 1 de Abril pelas 18 horas por ocasião do 97º aniversário da morte do Beato Carlos da Áustria.

O Beato Carlos da Áustria nasceu a 17 de Agosto de 1887 no Castelo de Persenbeug, Áustria e faleceu exilado na freguesia do Monte a 1 de Abril de 1922. 

Como recordou ainda no leito da morte, o seu lema de vida foi: «Todo o meu empenho é sempre, em todas as coisas, conhecer o mais claramente possível e seguir a vontade de Deus, e isto da forma perfeita».

A 3 de outubro de 2004, o Imperador e Rei Carlos da Áustria, foi beatificado por S. João Paulo II em Roma. 

Na homilia da celebração de beatificação o Papa recordou que Carlos da Áustria procurou sempre promover a paz durante a primeira guerra mundial. 

“A sua principal preocupação consistia em seguir a vocação do cristão à santidade também na sua acção política. Por este motivo, o seu pensamento estava orientado para a assistência social. Que ele constitua um exemplo para todos nós, sobretudo para aqueles que hoje ocupam lugares de responsabilidade política na Europa”, disse S. João Paulo II 

Em 2017 o Papa Francisco encontrou os membros da Liga de Oração no Vaticano e nessa ocasião declarou que “confiando-se à vontade de Deus, ele [Beato Carlos] aceitou o sofrimento e ofereceu a própria vida em sacrifício pela paz, sustentado sempre pelo amor e pela fé da sua esposa, a Serva de Deus Zita”.

A sua memória liturgia é assinalada no dia 21 de Outubro, recordando a data do seu casamento com a Princesa Zita de Borbone-Parma no ano de 1911.