D. Nuno Brás celebra dia 18 Eucaristia em honra da Padroeira da Ilha

Nossa Senhora do Monte | Foto: Jornal da Madeira

D. Nuno Brás vai iniciar oficialmente o seu ministério episcopal celebrando uma Eucaristia em honra da Padroeira da Ilha. Será  dia 18 de fevereiro, no dia seguinte à sua tomada de posse, pelas 11:30 horas, na Paróquia do Monte.

Recorde-se que na mensagem de saudação que dirigiu aos cristãos da diocese do Funchal, logo após a sua nomeação, o novo prelado confiou o seu ministério à interceção de Nossa Senhora do Monte:  “Quero confiar desde já o meu ministério como Bispo do Funchal à intercessão de Nossa Senhora do Monte e do Apóstolo São Tiago Menor, padroeiros da nossa diocese e do Beato Carlos de Áustria.”

Entretanto, são já conhecidos outros eventos onde o prelado irá marcar presença e a que o Jornal da Madeira já fez referência. É o caso, por exemplo, da abertura do Seminário sobre a ‘História da Vida e Obra’ da Venerável Irmã Wilson, que terá lugar dia 23, no Colégio de Santa Teresinha, a partir das 9:30 horas.

No dia 24, pelas 16 horas, D. Nuno Brás estará na freguesia de Gaula, onde irá participar na Festa de São Francisco Marto, Padroeiro dos Acólitos, tendo feito o convite aos acólito nestes termos:

“Amigos acólitos da Madeira e Porto Santo,

S. Francisco Marto, um dos pastorinhos a quem Nossa Senhora apareceu, para além de rezar o terço, gostava de passar muito tempo a contemplar a Eucaristia, para estar junto do “Jesus escondido”, como ele dizia.

Por isso ele é o padroeiro dos acólitos portugueses: também os acólitos estão junto do altar, da Eucaristia, para ajudar os cristãos a participar melhor na Missa.

No dia 24 de fevereiro convido-vos a celebrar comigo a festa de S. Francisco Marto. Será na igreja de Gaula – Nossa Senhora da Luz, às 16:00, seguindo-se a procissão.

Teremos certamente a possibilidade de nos conhecermos um pouco melhor. Até dia 24. Sauda-vos o

† Nuno, Bispo eleito do Funchal”.

Já no da 25, na Paróquia da Nazaré, o novo Bispo do Funchal presidirá à Eucaristia que assinala os 80 anos da reunião da primeira Equipa de Nossa Senhora com o Pe. Caffarell. A celebração terá lugar a partir das 19:30 horas.

D. Nuno Brás preside à celebração da Festa de S. Francisco Marto