Peregrinação nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo

D.R.

Nos dias 13 e 14 de abril de 2019 vai realizar-se a peregrinação da Sociedade de São Vicente de Paulo ao Santuário de Fátima.

O Conselho Central do Funchal está a organizar uma viagem para esta peregrinação e também para uma viagem de 13 a 20 de abril visitando Fátima, Viseu, Segóvia, Madrid, Guadalupe e outras cidades espanholas e portuguesas.

Para informações e inscrições contactar a Agência de Viagens Abreu com D. Cristina Silva, telefone n.º 291 205 903.

Entretanto no domingo 27 de Janeiro vai realizar-se no Hospício D. Amélia, no Funchal um retiro para os Vicentinos. Terá início pelas 10 horas.

No primeiro domingo da Quaresma, dia 10 de março, irá decorrer o Dia Vicentino na Escola da Apel com início às 10 horas. É uma encontro de formação e convívio com os elementos das 39 Conferências que existem na Madeira e Porto Santo. Este ano vai ser reativada a Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia do Curral das Freiras.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

A organização foi fundada em Paris a 23 de abril de 1833, por um grupo de sete jovens universitários liderados por Frédéric Antoine Ozanam (1813-1853), estudante de Direito na Universidade de Sorbonne, um jovem na época com apenas 20 anos de idade. A organização adoptou São Vicente de Paulo (1581-1660) como patrono, inspirando-se no pensamento e na obra daquele santo, conhecido como o Pai da Caridade pela sua dedicação ao serviço dos pobres e dos infelizes.

O lema da organização assenta na frase de São Vicente de Paulo: «A caridade é inventiva até ao infinito».