Cáritas ajuda vítimas do tsunami na Indonésia

“Apelo para que não falte a estes irmãos e irmãs a nossa solidariedade e o apoio da comunidade internacional” - Papa Francisco

Campanha da Cáritas Portuguesa para ajudar as vítimas do Tsunami na Indonésia

O tsunami que atingiu as ilhas de Java e de Sumatra, na Indonésia, a 22 dezembro, fez, até ao momento, 222 pessoas mortos e 843 feridos e 28 desaparecidos, e, naturalmente, um número ainda não totalmente identificado de estragos materiais. Perante esta situação a Cáritas Portuguesa disponibilizou de imediato o valor de 15.000,00€ de receitas próprias, para apoio de emergência, através da Caritas Internationalis. 

Para além desta verba foi aberta a conta solidária “Cáritas ajuda as vítimas do tsunami” IBAN PT50 0036 0324 9910 0019 2847 6 (Montepio). A verba angariada destina-se a apoiar as famílias atingidas por esta calamidade.

A Cáritas responde, desta forma, ao pedido deixado pelo Papa Francisco: “apelo para que não falte a estes irmãos e irmãs a nossa solidariedade e o apoio da comunidade internacional”.

A Caritas Internationalis tem estado ativa nas múltiplas respostas às calamidades naturais que têm afetado este país, em particular o sismo seguido de tsunami que assolou a ilha de Celebes, em setembro passado.

Recorde-se, ainda, que em 2004, no dia 26 de setembro, um devastador tsunami atingiu o Oceano Índico deixando centenas de milhares de mortos por todo o sudeste asiático, em particular na Indonésia. Nessa altura, além do apoio de emergência prestado, a Cáritas Portuguesa, com a generosidade dos portugueses e através das Cáritas nacionais, apoiou a construção de habitações e permitiu a centenas de famílias recuperarem os seus meios de subsistência e reorganizarem as suas vidas.