Caminhemos com Maria para a Luz do Presépio

Presépio vivo de Priscos é o maior da Europa | D.R.

Braga: Presépio de Priscos

O maior presépio ao vivo da Europa

1.O Presépio de Priscos, freguesia do concelho de Braga, é considerado o maior presépio ao vivo na Europa; com mais de 600 figurantes e cerca de 90 cenários em 30 mil metros quadrados, é inaugurado no dia 16 de dezembro, e termina a 20 de janeiro de 2019.

Pode ver algo das culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica. Não faltam os ofícios que existiam no tempo de Jesus: ferreiros a trabalhar com o ferro, sapateiro a concertar sandálias, serradores a cortar lenha, tecedeira no tear com fios de lã, padeira a amassar a farinha, são alguns cenários, entre muitos outros.

Mas a verdadeira estrela do presépio é a Gruta com as figuras de Maria, José, o Menino Jesus, a vaca e o burro. No recinto acontecem, simultaneamente, quatro grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “Cortejo da Luz”; “O Julgamento” e “O Funeral”. Os visitantes podem encontrar comida e bebida nas casas das aldeias dos judeus e dos romanos.

As construções são feitas com paixão e experiência pelos habitantes de Priscos e por reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga que oferecem o seu tempo, habilidades e competências para reviver o evento que mudou a história do mundo.

O ano passado contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração. Este ano estão já confirmadas duas transmissões de programas em direto, na RTP e TVI, a partir do presépio.

Sabugal: «Presépio gigante» que evoca tradições da região

O Natal celebra o nascimento de Jesus 

2.A Câmara Municipal do Sabugal inaugurou, no dia 07 de dezembro, um “presépio gigante” que remete para as tradições e religiosidade da região, deixando de fora quaisquer referências ao Pai Natal.

“Queremos conservar o melhor do Natal. E para as crianças queremos passar a ideia que é o presépio que se cultiva nesta época natalícia”, afirmou o vereador da Cultura e Turismo. Amadeu Neves explica que: “Nas nossas raízes e nas nossas tradições era o Presépio e o Menino Jesus que traziam as prendas”.

 “Numa zona cristã”, e com uma “percentagem razoável de cristãos praticantes” dominical, o pároco do Sabugal destaca, por sua vez, a “preocupação” de fazer o presépio, onde se “realça um dos acontecimentos que marcam a fé”, o “nascimento do Deus Menino”.

O presépio gigante ocupa cerca de 1100 metros quadrados de área e foi construído com mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros, heras e musgos.

Os habitantes vão atear “a tradicional fogueira de Natal”, na tarde da Consoada, dia 24, uma tradição nas aldeias do concelho.

Com 77 anos de idade, e 11 anos ao serviço da Paróquia do Sabugal, o padre Manuel Igreja Dinis sublinha que a fogueira é “motivo para as pessoas se reunirem”; “noutros tempos, sem eletricidade, a fogueira do Natal tinha “um simbolismo muito mais vivo, iluminava a igreja, o povoado, o velho casario da aldeia. A fogueira é um atrativo, não só para as pessoas se aquecerem mas também para conviverem”, acrescentou. 

Funchal: A caminho de Belém

Caminhar com Maria ao encontro do Senhor

3.O bispo do Funchal, D. António Carrilho, na solenidade da Imaculada Conceição, referiu-se ao tempo litúrgico do Advento como um tempo singular para caminhar com Maria, a Esposa do Espírito Santo, a Virgem da Espera, ao encontro do Senhor que vem, na próxima solenidade do Natal.

E recordou: “a partir de 15/16 de dezembro, iniciaremos as tradicionais missas do Parto, novenário de preparação para o nascimento do Menino Jesus”, lembrando que esta “vivência litúrgica do Natal do Senhor” é uma herança da “influência espiritual dos sacerdotes franciscanos” que, há 600 anos, chegaram à ilha.

E fez votos para que “Maria nos ajude a preparar o Natal do Senhor, a descobrir ou a redescobrir o seu significado e valor, como mistério da Encarnação do Filho de Deus; a manter e valorizar o ‘presépio’ nas nossas casas, como expressão desse mistério; a viver, com muita fé e alegria e transmitir aos outros o verdadeiro sentido da festa do Natal”.

Guarda: Corpo Nacional de Escutas (CNE) e Cáritas

Projeto «A Luz da Paz de Belém”

4.O projeto intitulado «A Luz da Paz de Belém” marca um percurso de preparação para o tempo de Natal e este ano realiza-se, a 16 deste mês, na cidade da Guarda.

Esta iniciativa é organizada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) e pela Cáritas e pretende ser a luz que marca em cada partilha.

A iniciativa “A Luz da Paz de Belém” foi lançado pela televisão pública austríaca, no âmbito de um programa social intitulado “Light in the Dark” (Luz no Escuro), dedicado a pessoas carentes, sobretudo crianças, tanto na Áustria como nos países vizinhos.