Inaugurado o presépio de areia na Praça S. Pedro no Vaticano

Foi inaugurado ontem, 7 de dezembro, o presépio de areia da Praça de S. Pedro em Roma.

O Presépio de areia composto por 700 toneladas de areia, presenteado pela cidade de Jesolo e o Patriarcado de Veneza teve a autoria de artistas de areia provenientes de diversos países: Richard Varano, dos Estados Unidos, Ilya Filimontsev, da Rússia, Susanne Ruseler, da Holanda e Rodovan Ziuny, da República Tcheca.

Ao se abrirem as cortinas do presépio o público manifestou-se com fortes aplausos. Em seguida, a árvore de natal de 21 metros de altura, oferecida pela Diocese de Concordia-Pordenone também foi iluminada.

A abertura do evento contou com música natalícia executada pela Banda da Gendarmaria Vaticana e coros convidados e também com dança folclórica dos bailarinos da localidade de Aviano.

O presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, cardeal Bertello, elogiou o trabalho dos artistas que com excelência esculpiram o presépio na areia e montarem uma árvore natural tão grandiosa. “Vocês artistas disseram que fazer esse trabalho foi a realização de um sonho. Para nós, é uma alegria e uma honra acolher essas obras no Vaticano”, afirmou o cardeal.

Na inauguração também participou o patriarca de Veneza, região originária da areia utilizada no presépio que demonstrou satisfação pelo resultado da obra. Dom Francesco Moraglia referiu que “na areia, que é efêmera e mostra a fragilidade do homem, toma forma o mistério da encarnação do Filho de Deus. Para nós cristãos o presépio é o lugar da fé”.

O presépio e a árvore de natal ficarão expostos até o dia 13 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor.