Novo ano das Equipas de Nossa Senhora arranca dia 20 na Paróquia do Campanário

Logótipo das Equipas de Nossa Senhora

Abertura do novo ano das Equipas de Nossa Senhora na Região Madeira está agendada para o próximo dia 20 de Outubro, na Paróquia do Campanário. Do programa consta um encontro para os casais responsáveis de equipa, pelas 15 horas, e a celebração da Eucaristia às 19 horas, seguida de convívio.

Recorde-se que as Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua proteção. 

As Equipas de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Na Supra Região Portugal, o movimento existe há mais de 60 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores) e pela África Lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Em dezembro de 2017 existiam 1.291 equipas totalizando 15.095 membros, entre os quais 6.962 casais, 403 viúvos, 739 Conselheiros Espirituais e 29 Acompanhantes Espirituais (não sacerdotes).