Curso de Iniciação à prática da catequese

Por Padre Héctor Figueira

Diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã

O Departamento da Catequese da Infância e Adolescência do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Funchal ministra o Curso de Iniciação à prática da catequese. Trata-se da formação inicial (antes do Curso Geral) para todos os que forem convidados pelo seu pároco a catequizar do 1º ao 10º ano, em qualquer paróquia. Partindo duma leitura da realidade, da palavra de Jesus Cristo e da Igreja, a temática desenrola-se, seguindo um método participativo, em cinco módulos: I – O que é a catequese, II – Quem é o catequista, III – O que anuncia a catequese, IV – A quem anuncia o catequista, V – O itinerário catequético. Com duração de quinze horas, distribuídas conforme a disponibilidade dos intervenientes, o Curso destina-se aos inscritos de qualquer paróquia da diocese do Funchal.

O Curso de Iniciação começará nas Paróquias de São Martinho (arciprestado do Funchal), a partir de 10 de outubro de 2018, e da Encarnação (arciprestado de Câmara de Lobos), a partir de 15 de outubro de 2018.  A formação decorrerá, semanalmente, entre as 19h30 e as 21h30, em ambos os lugares.

Destina-se a qualquer paróquia da diocese. As inscrições podem fazer-se naquelas Paróquias ou no SDEC, R. Dr. Fernão de Ornelas, 35 – 3º, Esq.º , Funchal, de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 13h e das 15h às 18h, pelos telefones 291221755 e 965144584 ou para o endereço eletrónico fxeducrist@sapo.pt.