Curso de Iniciação à prática da catequese inicia-se a 15 de outubro na Encarnação e em São Martinho

O Departamento da Catequese da Infância e Adolescência do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Funchal ministra o Curso de Iniciação à prática da catequese. Trata-se da formação inicial (antes do Curso Geral) para todos os que forem convidados pelo seu pároco a catequizar do 1º ao 10º ano, em qualquer paróquia.

Partindo duma leitura da realidade, da palavra de Jesus Cristo e da Igreja, a temática desenrola-se, seguindo um método participativo, em cinco módulos: I – O que é a catequese, II – Quem é o catequista, III – O que anuncia a catequese, IV – A quem anuncia o catequista, V – O itinerário catequético. 

Com duração de quinze horas, distribuídas conforme a disponibilidade dos intervenientes, o Curso destina-se aos inscritos de qualquer paróquia da diocese do Funchal.

O Curso de Iniciação acontecerá, para já, em duas Paróquias: Encarnação (arciprestado de Câmara de Lobos), à segunda-feira, de 15 outubro a 3 de dezembro de 2018, entre as 19h30 e as 21h00; e São Martinho (arciprestado do Funchal), à quarta-feira, entre as 19h30 e as 21h30, a partir de 10 de outubro de 2018. 

Destina-se esta formação a qualquer paróquia da diocese, podendo as inscrições podem fazer-se naquela Paróquia ou no SDEC.

Utilização dos materiais didácticos

Já nas Paróquias do Campanário e da Quinta Grande, à terça-feira, entre as 19h30 as 21h00, decorrerá uma formação sobre a utilização dos materiais didáticos da catequese, a partir de 16 de outubro de 2018. Destina-se a qualquer das paróquias. As inscrições podem fazer-se ali ou no SDEC.

Na sede do SDEC, à quarta-feira, entre as 19h30 e as 21h30, será ministrado o Curso Geral (a um mínimo de 10 inscritos), de 7 novembro de 2018 a junho de 2019. 

Serão abordados temas e práticas de Psicologia, Doutrina (Bíblia e Teologia) e Pastoral Catequética. Destina-se a qualquer paróquia da diocese. As inscrições decorrem até 7 novembro de 2018 (de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 13h e das 15h às 18h) no SDEC (R. Dr. Fernão de Ornelas, 35 – 3º, Esq.º, Funchal).