Exposição fotográfica e catálogo: “O Porto Santo nas Fotografias do Padre Eduardo C. N. Pereira”

Cartaz da exposição | Fonte: ABM

No dia 1 de novembro, no edifício dos Antigos Paços do Concelho do Porto Santo, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) inaugura uma exposição fotográfica dedicada à Ilha e procede ao lançamento do respetivo catálogo.

A exposição tem por objectivo “dar a conhecer fotografias do Porto Santo, captadas pelo Pe. Eduardo C. N. Pereira – autor da clássica obra “Ilhas de Zargo” –, num período anterior à emergência da autonomia política e administrativa e às mudanças estruturais do último quartel do século XX (anteriores à década de 40 e até os anos 70).”

Selecionadas de entre o vasto espólio do Padre Eduardo Pereira, depositado no ABM, “as fotografias, de âmbito etnográfico e sociológico, representam paisagens humanizadas, cenas do quotidiano e elementos da cultura material – e constituem, deste modo, documentos significativos para o conhecimento da história do Porto Santo.”

Na mesma data, mas na Sala de Leitura do Arquivo e Reservados, abrirá uma pequena mostra dedicada ao acervo documental e bibliográfico do Pe. Eduardo C. N. Pereira.