60 catequistas madeirenses participam nas Jornadas Nacionais 

Cartaz das Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

«Ser Catequista Hoje: As Dimensões da Formação» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2018 que o Centro Paulo VI, em Fátima, recebe de 26 a 28 de outubro de 2018 e que vão contar com a presença de 60 participantes da Diocese do Funchal.

Esta formação, destinada precisamente a Catequistas de todo o país e acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado.

“Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas”, afirmou, ao Educris, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF):

“Quisemos, com estas jornadas, dar a conhecer a nova Carta Pastoral, e darmos a oportunidade, aos catequistas, de criarem momentos de intimidade com Cristo em vários momentos de oração que vamos ter. No domingo vamos ter um conjunto de atelieres temáticos que vão permitir aos agentes de catequese conhecer a fundo os lugares de encontro com Jesus Cristo, os destinatários e os mediadores do encontro”, apontou.

Este ano “queremos refletir sobre a importância da formação para o catequista nas suas várias dimensões”.

Programa das Jornadas

As Jornadas têm início pelas 21 horas do dia 26 de outubro no Centro Paulo VI, em Fátima, com a apresentação do Plano de Formação de Catequistas 2018 por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

No dia 27, sábado, a manhã inicia-se com a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo P. Joaquim Nunes Ganhão, Diretor do Secretariado da Liturgia da diocese de Santarém. Durante a tarde de sábado, Maria Luísa Boléo, da Catequese do Patriarcado de Lisboa, abordará o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», seguindo-se uma exemplificação prática do Tema 1 do Curso “Ser Catequista Hoje”.O dia termina com a conferência «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», proferida pelo padre Armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. À noite o Terço e Procissão na Capelinha das Aparições, vão ser presididos por D. António Moiteiro.

No domingo, dia 28, o diácono Paulo Campino, Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém, analisa o tema «Catequista: discípulo e acompanhante».

As conclusões do encontro vão ser apresentadas pelas 11h15 estando a cargo do padre Tiago Neto, Irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves.

As jornadas encerram os trabalhos na Eucaristia que tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade e é presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Presidente da CEECDF.