Seminário Diocesano do Funchal: Eucaristia presidida por D. António assinalou início do ano lectivo

D. António Carrilho presidiu à Eucaristia de abertura do ano letivo do Seminário Diocesano do Funchal | D.R.

O Bispo do Funchal presidiu no passado sábado, dia 22 de Setembro, à Eucaristia no Seminário Diocesano do Funchal, assinalando o início do ano letivo e pastoral.

Participaram nesta celebração os seminaristas que prosseguem a sua formação, os novos e as respectivas famílias, bem como a equipa do seminário e alguns dos párocos dos seminaristas nas várias casas de formação, nomeadamente em Caparide, na etapa discípular, e no Seminário Maior de Cristo Rei, Olivais.

Na homilia D. António, celebrando a memória de Santa Maria, referiu que “Maria nos é apresentada por Jesus como modelo a seguir, na disponibilidade e acolhimento da vontade de Deus para a nossa vida”. 

“O que é que Deus quer hoje de e para mim? Ser cristão é o primeiro passo. Reconhecermo-nos imagem de Deus, barro para ser moldado. O seminário será como que a oficina onde Deus quererá fazer história com cada um de vós, com a colaboração dos padres que estão convosco”, disse.

Aludindo à palavra proclamada, nomeadamente ao Evangelho de São Lucas, o prelado frisou ainda que a semente que é semeada pelo semeador poderá ter vários fins, mas nós queremos que esta semente dê muito fruto. “O ‘sim’ que deram a este chamamento, demonstra que essa semente já caiu em boa terra”, concluiu.

De referir que a Diocese do Funchal conta este ano com 14 seminaristas, quatro no Seminário Diocesano do Funchal dois em Caparide e oito no Seminário dos Olivais.

No seminário do Funchal estão no 12º ano o Emanuel da Vitória/Santa Rita, o Rúben do Campanário e o Tiago de Santa Cruz; no 10º ano está o Bruno da Calheta.

No seminário de São José de Caparide encontram-se a realizar o ano propedêutico o Abílio das Achadas da Cruz e o César do Estreito de Câmara de Lobos.

No seminário dos Olivais: no 1º ano de Teologia estão o Diogo do Caniçal, o Marcos da Calheta, o Pedro e o Tiago da Nazaré; no 3º ano de Teologia está o Patrício do Piquinho; no 4º ano de Teologia está o João de São Pedro; no 6º ano de Teologia estão o André de Santo António e o Marco do Curral das Freiras.