Bispos europeus: solidariedade na formação das consciências e da sociedade

Na plenária anual da CCEE os bispos aprofundarão, entre outros, o estado da solidariedade na Europa e a missão da Igreja, examinando as relações entre as Conferências episcopais e os Estados. Os trabalhos preveem também uma apresentação das atividades e prioridades do Dicastério vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Assembleia plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, na Polónia

O espírito de solidariedade na Europa é tema da Assembleia plenária deste ano do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que se realizará em Poznań, na Polônia, desta quinta-feira até o próximo domingo – 13 a 16 de setembro.

Os trabalhos da primeira sessão, que tem como tema “Europa: a solidariedade na formação das consciências e da sociedade”, serão abertos por Pe. Wojciech Sadloń, do Instituto de Estatística da Igreja Católica na Polônia, o qual apresentará uma síntese da pesquisa sobre o voluntariado, promovida pelo CCEE, realizada estes meses interpelando as Conferências episcopais.

Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral

No segundo dia os bispos aprofundarão o estado da solidariedade na Europa e a missão da Igreja, examinando as relações entre as Conferências episcopais e os Estados. Por fim, os trabalhos preveem também uma apresentação das atividades e prioridades do Dicastério vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a ser feita pelo secretário do mesmo, Dom Bruno Marie Duffé.

A assembleia se concluirá no domingo, 16 de setembro, com a celebração eucarística na Catedral dos Santos Pedro e Paulo, em Poznań, junto com a comunidade local.

100 anos do renascimento do Estado polaco

O encontro eclesial, com a participação dos presidentes de todas as Conferências episcopais europeias, representantes de 45 países do continente, se realizará na terra de São João Paulo II para celebrar o Centenário do renascimento do Estado polaco e 1050 anos do primeiro bispado no país.

Várias autoridades civis e eclesiais, representantes do governo local e nacional, bem como delegados de outras Igrejas cristãs, estarão presentes na sessão de abertura da Assembleia plenária. Na tarde de sábado (15/09) também estará presente o presidente da Polônia, Andrzej Duda.

(Fides)