Seminaristas em contato com comunidades paroquiais da Boaventura e de Santana

Bispo do Funchal preside à Eucaristia na Igreja de Santana durante o encontro de verão dos seminaristas | D.R.

Tal como o Jornal da Madeira oportunamente noticiou está a decorrer, em São Jorge, o encontro de verão dos seminaristas do 12º de ano de escolaridade ao 6º ano de Teologia. 

Como é hábito este encontro, que se prolonga até esta sexta-feira dia 10 de Agosto, conta também com a presença de D. António Carrilho, do próprio Reitor do Seminário, Cónego Carlos e de alguns sacerdotes que se juntam aos jovens.

Entre as diferentes atividades realizadas durante a semana, de destacar o contato que os seminaristas mantêm com as comunidades paroquiais. Este ano, e neste âmbito, destaque para deslocações à Boaventura, na terça-feira, 7 de agosto, e a Santana a 8 de agosto. Numa e noutra paróquia foram celebradas Eucaristias presididas por D. António.

Seminaristas participam na Eucaristia durante o encontro de verão | D.R.

Estes encontros nas férias dos seminaristas, recorde-se, iniciaram-se em 1979 com D. Francisco Santana, e mantêm até hoje por se considerar que os mesmos representam uma oportunidade para o bispo diocesano conhecer os seminaristas de maneira mais próxima, pessoal e até descontraída, já que os restantes encontros que acontecem ao longo do ano são oficiais. 

D. António Carrilho já referiu noutras ocasiões, a propósito deste encontro que, “vivendo em conjunto alguns dias de oração e convívio, há elementos que se cultivam como expressão de valores e serviço fraterno”. 

Quanto ao reitor do seminário, o mesmo também já disse que este encontro é uma ocasião para “os seminaristas se encontrarem de forma diferente, mais descontraída, ajudando o crescimento da própria vocação”.