Simpósio do Clero em setembro dedicado ao «padre, ministro e testemunha da alegria do Evangelho»

Formação, reflexão e convívio são marcas deste encontro, que está a assinalar 25 anos.

O Simpósio do Clero, subordinado ao tema o tema «O Padre: ministro e testemunha da alegria do Evangelho» vai ter lugar em Fátima, de 3 a 6 de setembro.

Nesta iniciativa o cardeal Beniamino Stella (Prefeito da Congregação para o Clero) irá falar, no primeiro dia, sobre “O ministério sacerdotal no magistério do Papa Francisco” e D. Jorge Carlos Patrón Wong (Secretário da Congregação para o Clero) que aborda, no segundo dia, “A formação sacerdotal na Igreja do Futuro” e “A formação para a fidelidade e fecundidade no ministério”, lê-se numa nota divulgada pela Ecclesia.

Pablo d’Ors (Associação Amigos do Deserto) apresenta, na tarde do segundo dia, a “Vida espiritual: alma do ministério sacerdotal” e D. Juan Maria Uriarte (Bispo emérito de San Sebastian – Espanha) falará, no último dia do simpósio, sobre “O celibato sacerdotal: sua nobreza, dificuldades e etapas”.

No primeiro dia do simpósio realiza-se também uma evocação de D. António Francisco dos Santos (o antigo bispo do Porto falecido em 2017) pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e, no terceiro dia, vários padres dão testemunho da sua vivência pastoral em diferentes setores.