Paróquia dos Álamos  vai celebrar duas festas

D.R.

O Pe. Héctor Figueira, pároco dos Álamos, refere que «a paróquia dos Álamos desde o início da sua atividade, a 1 de janeiro de 1960, tem festejado São João Batista no último domingo de junho e, no domingo seguinte, o Santíssimo Sacramento, com exceção de 2004, ano em que se celebrou no fim de outubro, já na igreja dedicada no dia 26 do mês anterior. Isto nos conta o Sr. Prof. José Manuel Faria Camacho, que recorda que a dita festa do nosso orago era e é antecedida por a novena e romagem, fixada esta na véspera da solenidade, logo que se iniciou a construção do novo templo, em 1997».

Sublinha que «este ano, os temas da novena a são João Batista, inspirados em intervenção do Papa Francisco, têm sido os seguintes: «canonizado maior nascido de mulher»; «Deus vence com humildade»; «diminuir, diminuir, diminuir»; «És Tu quem deveria vir?»; «glória e anonimato»; «homem maior, justo e santo»; «o cárcere – alguma incerteza»; «o estilo de Deus»; «última renúncia – o sepulcro». São meditados em cada um dos dias em que a ladainha e a Missa têm por intenção os sítios da paróquia».

D.R.

No sábado, 23 de junho a partir das 13 horas, decorrerão as romagens pelos ditos sítios acompanhadas pela Banda Filarmónica de Santo António (BFSA). Depois será celebrada a Vigília da Solenidade do Nascimento de São João Batista, às 19 horas, com especial participação da catequese e dos escuteiros.

Seguem-se, nessa noite, as marchas do Galeão, Sagrada Família e BFSA e o cantor Miro Freitas.

No domingo, 24 de junho, às 17 horas, irá ser celebrada a Missa do Dia do Nascimento de São João Batista, com especial participação da catequese e da Confraria do Santíssimo, seguida de procissão até o largo de Santana, acompanhada pela BFSA. Junta-se-lhe então o conjunto musical Electro Band.

No sábado, 30 de junho, às 19 horas, haverá a Missa da Véspera do Santíssimo Sacramento, com especial participação do Conselho Pastoral e dos escuteiros. Estará connosco o conjunto musical Animatura.

No Domingo do Senhor, 1 de julho, pelas 15h, os paroquianos e devotos trazem flores previamente preparadas e fazem com elas o tapete ao Santíssimo. Às 17 horas, celebraremos a Missa do Dia do Santíssimo Sacramento, com especial participação da Confraria a Ele dedicada, seguida de procissão ao sítio da Ribeira Grande, acompanhada com a BFSA. Associa-se-lhe também  o conjunto musical Electro Band».

O Pe. Héctor Figueira destaca o ambiente festivo que a paróquia dos Álamos vai ter referindo que «nos quatro dias de festa exterior, desde logo antes da Missa e até à meia-noite haverá barraca de comes e bebes, animação musical e, fruto das romagens, bazar, em benefício da Paróquia.

D.R.

A Conferência Vicentina de São João Batista, os acólitos, o agrupamento 1347 do Corpo Nacional de Escutas, a catequese da infância e adolescência, a Confraria do Santíssimo Sacramento, o Conselho Económico, o Conselho Pastoral, os irmãos e saloios que levam o Divino Espírito Santo, os leitores, os ministros extraordinários da Comunhão, o Movimento da Mensagem de Fátima, os músicos e cantores da liturgia, o «Præsidium» de Nossa Senhora do Rosário de Fátima da Legião de Maria, paroquianos e demais pessoas que participam na vida da Paróquia – todos estamos convidados a colaborar ativamente nas festas litúrgicas e nas expressões exteriores que delas brotam».