Vídeo da Santa Sé sobre migrantes premiado em Madrid

A campanha sobre migrantes e refugiados lançada pela Santa Sé recebeu o prêmio "Melhor Estratégia Social" no Publifestival de Madri. O vídeo foi produzido pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

A Campanha do Vaticano sobre “Migrantes e Refugiados” tornou-se exemplo internacional de boas práticas para a promoção de mudanças positivas na sociedade, por meio do marketing social.

Com efeito, a 12ª edição do Festival Internacional de Publicidade Social – Publifestival – atribuiu o prêmio “Melhor Estratégia em Ação Social” ao vídeo sobre a “Campanha pelos Migrantes e Refugiados”, realizado pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, e produzido pela agência “La Machi Comunicación para Buenas Causas”.

O evento realizou-se na sexta-feira (15/6) no Teatro Fernando Rojas do Círculo de Belas Artes, em Madri, com a participação de agências e publicitários do mundo inteiro.

O vídeo de 3 minutos e meio apresenta quatro verbos ativos, “acolher, proteger, promover, integrar”, propostos pelo Papa Francisco. Em torno deste eixo deve girar a ação dos governos, das instituições e dos que se dedicam à problemática da mobilidade humana.

O vídeo foi apresentado, pela primeira vez, na sessão “stock-taking” (balanço) do Pacto Global sobre Migrantes da ONU (Puerto Vallarta, México, 04.12.2017), e do Diálogo do Alto-comissário sobre os Desafios de Proteção para o Pacto Global sobre Refugiados, no Palais des Nations(Genebra, 12.12.2017); foi também apresentado na sede das Nações Unidas, em Nova York, e em muitos outros locais. O vídeo está disponível em quase 30 idiomas.

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, o Padre Michael Czerny, jesuíta, vice-secretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, afirmou:

“O Santo Padre oferece a resposta cristã e civilizada às necessidades prementes das pessoas vulneráveis em movimento. Neste sentido, o vídeo reforça este apelo urgente, mediante imagens, movimentos e música. Estamos felizes em poder ajudar a difundir esta mensagem comovente e encorajadora atingindo milhões de pessoas em todo o mundo”.

Durante a mesma cerimônia, foi também premiado o spot televisivo de 2 minutos e meio de apresentação da última Exortação Apostólica do Papa Francisco “Gaudete et Exsultate” sobre o chamado à santidade no mundo atual, produzido pelo Vatican Media, com a colaboração da Agência “La Machi”.

Para o site em português da Seção Migrantes e refugiados do Dicastério para o desenvolvimento Humano Integral, clique aqui: https://migrants-refugees.va/pt/