Voluntariado além fronteiras

Missão em Moçambique/2013 com a voluntária Diamantina Silva numa escola comunitária | Foto: D.R.

Por Ricardo Teixeira, SCJ

Coordenador do Núcleo da Madeira da ALVD


A Associação de Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD) organiza uma conferência neste sábado, dia 5 de maio, intitulada “Voluntariado Internacional: Quebrando Fronteiras” que conta com a presença, entre outros do dr. Rui Marques, Presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Participa também no evento o Pe. José Agostinho, Superior dos Dehonianos em Portugal que também vem até à Madeira para enquadrar o tema do voluntariado no contexto da congregação. Outro contributo virá da Profª. Ana Isabel Portugal que dará testemunho da sua missão a Moçambique.

Fundada em 1999 e desde 2005 na RAM, a ALVD é uma associação privada voluntária, autónoma, sem fins lucrativos, com o objetivo de intervir em situações de necessidade, cooperar, em regime de voluntariado, na formação humana, social e cristã nos países em desenvolvimento em espírito de missão, contando desde o seu início de atividade na Madeira com mais de 75 leigos voluntários que participaram nas diversas atividades de formação. Deste número, 45 já partiram em missão por um período de 1 mês e 11 por um período de mais de 1 ano.

Atualmente há vários interessados que iniciaram o seu processo de formação para que no verão de 2019 possam fazer um período de voluntariado de curta duração.

Até agora a colaboração tem ocorrido nas missões Dehonianas em Moçambique, mas prevê-se que em breve se possa estender a outros países de África, sobretudo Angola e Camarões, assim como na Europa a locais como a Albânia e a Itália, atendendo aos centros de apoio aos refugidos destes países e no Equador.

Para saber mais sobre as atividades da ALVD acompanhe a página www.facebook.com/alvdmadeira. No dia 5 de maio, o evento decorre entre as 9h15 e as 12h30, no auditório da Escola Profissional Cristóvão Colombo, na Avenida do Infante, Funchal. A participação é gratuita mas pede-se inscrição prévia em www.eventbrite.pt.