D. Manuel Clemente: A comunicação na Igreja tem de «corresponder à sociocultura atual»

Assembleia dos bispos católicos, que se iniciou esta segunda, dia 9 de abril, e decorre até quinta-feira, analisa o Plano de Comunicação Social da Igreja.

Foto: Ecclesia (arquivo)

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou esta segunda-feira que a comunicação na Igreja tem de “corresponder à sociocultura atual”, disse ainda que a “catequese não se fica pela transmissão de conteúdos” e apresentou os trabalhos da reunião do episcopado.

No discurso de abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorre na  Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, D. Manuel Clemente indicou que os trabalhos, que se iniciaram esta segunda e decorrem até quinta-feira, vão analisar um “Plano de Comunicação Social da Igreja” para “articular iniciativas, protagonistas e meios”.

“Teremos de corresponder à sociocultura atual, que tanto inclui a pluralidade das abordagens como requer a definição dos interlocutores, no essencial da respetiva mensagem e na precisão dos posicionamentos”, sublinhou.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, a “vivência interna da comunidade eclesial pode e deve ser uma escola de comunicação”, na definição de parcerias e na salvaguarda da singularidade de cada iniciativa, “projetada depois no mundo mediático em geral”.

D. Manuel Clemente salientou também que os bispos de Portugal vão analisar a proposta de um Plano de Formação de Catequistas, que sugere cinco “opções formativas”, e sublinhou que “a catequese não se fica pela transmissão de conteúdos e enunciados”.

Para o presidente da CEP, os conteúdos são “consequência de algo vivencial e convivente, resultante do encontro com Alguém realmente vivo e testemunhado por quem O encontre e comunique”.

“Hoje em dia, a variação quase constante de situações locais e culturais, mediaticamente potenciada, desafia o crente, e em especial os transmissores da mensagem cristã, para o aprofundamento das convicções e suas bases, bem como para ganhar linguagem e comunicação eficientes”, sublinhou, para logo referir que este é “um desafio permanente que exige formação contínua.

O presidente da CEP disse ainda que os trabalhos da Assembleia Plenária do episcopado vão eleger dois bispos para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma no próximo mês de outubro, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.