Jornadas de Atualização do Clero e dos Consagrados e Leigos decorrem em Janeiro no Funchal

"Ouvir, compreender e ajudar os jovens no mundo de hoje” é o tema destas jornadas de formação.

A Diocese do Funchal vai promover, durante este mês de janeiro, as Jornadas Atualização do Clero, no Seminário Diocesano e de Actualização Consagrados e Leigos, na Igreja do Colégio.

As iniciativas terão programas e oradores idênticos, sendo o principal o Pe. Eduardo Novo. Quanto à abertura, quer de uma quer de outra, a mesma estará a cargo do bispo do Funchal, D. António Carrilho.

No primeiro caso, o da Atualização do Clero, a atividade formativa começa na manhã do dia 22, com uma conferência do Pe. Eduardo Novo, o mesmo acontecendo nos dias 23 e 24, sendo que a estas intervenções se seguirá sempre um espaço de debate.

Ainda para quarta-feira, dia 24, pelas 11:45 horas, está agendo um painel com a Dra. Teresa Carvalho sobre a violência no namoro e com a Dra. Natália Pita sobre o Discernimento e acompanhamento de jovens.

No dia 25, quinta-feira, terá lugar uma conferência do Dr. Nelson Carvalho sobre os comportamento de risco na juventude. Após o intervalo, previsto para as 11:15, os trabalhos serão retomados com o debate de vários assuntos diocesanos.

Actualização dos Consagrados e Leigos

Quanto às Jornadas de Actualização dos Consagrados e Leigos, as mesmas terão início também no dia 22 de Janeiro, mas pelas 19:30 horas com uma conferência sobre os jovens, com o Pe. Eduardo Novo. Logo depois, pelas 20:30 horas, será a vez da psicóloga Teresa Carvalho, abordar a temática da violência no namoro.

Na terça-feira, os trabalhos voltam a começar às 19:30 horas, com nova intervenção do Pe. Eduardo Novo, seguindo-se uma conferência sobre o discernimento e o acompanhamento dos jovens, com psicóloga Natália Pita

Na quarta as jornadas recomeçam à mesma hora, com o Padre Eduardo Novo, a cuja intervenção se segue uma conferência sobre os comportamentos de risco dos jovens, com psicólogo Nelson Carvalho, que encera os trabalhos.

Para poder participar nestas Jornadas doss Consagraados e Leigos têm de inscrever-se podendo fazê-lo junto do seu pároco, do mail diocesefunchal@mail.telepac.pt, dos telefones 291741337 e 291741357, na Câmara Eclesiástica (9h30/12h), na livraria Paulinas Multimédia, através do site da Diocese ou no próprio dia, na igreja do Colégio.