Curso e jornada de estudos bíblicos na Universidade Católica sobre “As narrativas da paixão”

O curso promovido pela Faculdade de Teologia começa a 7 de fevereiro com “A tradição paulina” (José Tolentino Mendonça), prossegue no dia 21 com “A tradição sinótica” [evangelistas Mateus, Marcos, Lucas] (João Alberto Correia) e termina a 28 com “A tradição joanina” (João Lourenço). As sessões decorrerão das 18h15 às 20h30 no Auditório Pe. José Bacelar e Oliveira na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. As inscrições poderão ser feitas até 5 de fevereiro.

A jornada de teologia bíblica, marcada para 2 de março, começa às 10h00, com a saudação pelo diretor da Faculdade de Teologia, seguindo-se, às 10h15, “A paixão: audição teológica” (Alfredo Teixeira). Pelas 10h45 a “A paixão lida à luz do Antigo Testamento” (Luísa Almendra) e “A teologia do ‘Servo de Yahwé’ nas narrativas da paixão” (João Lourenço).

A tarde começa pelas 14h30 com “As narrativas da paixão nos Padres da Igreja” (Isidro Lamelas) e às 15h15 com “As narrativas da paixão na espiritualidade e na mística cristã” (Teresa Messias).

Antes do encerramento da jornada, às 16h15 abre-se um tempo de mesa redonda sobre “As narrativas na liturgia e na pastoral”.

A jornada decorrerá no Auditório Pe. José Bacelar e Oliveira na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. As inscrições poderão ser feitas até 1 de março.

Mais informações no site da Faculdade de Teologia.