Crianças do Lactário Cantaram os Reis a D. António Carrilho

Um grupo de 55 crianças, do 4º ano de escolaridade, da Escola D. Maria Eugénia de Canavial (Lactário) estiveram no Paço Episcopal, a Cantar os Reis a D. António Carrilho.

Como manda a tradição cantaram à entrada da casa, aguardando que o bispo do Funchal assumasse à porta, o que acabaria por acontecer alguns minutos depois.

Munidas de instrumentos de corda e percussão, e com as vozes bem afinadinhas, receberam do prelado os aplausos da praxe. Mas não escaparam a algumas perguntinhas, a ver se tinham ou não a “lição” bem estudada. “O que é que nós cantamos neste dia”, “o que é que os Reis fizeram” e “o que é isto de ser bispo”, foram algumas das questões colocadas, a que o grupo prontamente respondeu.

De resto, D. António aproveitou ainda para deixar a estes meninos e meninas aquele que considerou ser um ensinamento para a vida, e que é para pôr em prática na escola, na família: “faz aos outros, o que gosta que te façam a ti”.

Depois da música das despedidas, ainda houve tempo para a visita ao presépio e a distribuição de um miminho doce a cada uma das crianças que com este gesto simples, e sem talvez sequer se dar bem de conta, estão a contribuir para preservar uma tradição cuja origem se perde nos tempos.

D. António Carrilho fez questão de acompanhar o grupo até ao exterior do Paço e de desejar a todos, professoras e famílias incluídas, um bom ano com todas as bençãos e graças de Deus.