Apicultores homenageiam padroeiro com celebração a 10 de dezembro

A Eucaristia terá lugar na igreja de Machico, pelas 11 horas e será presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal.

À semelhança do que vem acontecendo de há 28 anos a esta parte – este será o 29º – um grupo de apicultores vai celebrar a festa em honra do seu padroeiro, Santo Ambrósio. Para assinalar a data será celebrada uma Eucaristia na igreja matriz de Machico, no dia 10 de dezembro, pelas 11 horas e será presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal.

Mais tarde, pelas 13 horas haverá o almoço de confraternização num restaurante em Machico. As pessoas interessadas em participar neste convívio podem fazer a sua inscrição através dos telefones 968 374 242 ou 964 991 850.

Com esta festa será assinalada, como já se disse, a 29.ª edição deste evento cujos fundadores foram o Pe. Isidro Rodrigues, Pe. Célio Sumares e Prof. António Catanho, já falecidos.

O principal objetivo desta iniciativa é agradecer a Santo Ambrósio a sua proteção às colmeias e pedir-lhe a intercessão para que as defenda das doenças a que por vezes estão sujeitas e de outros males, como os incêndios, que chegam a dizimar vários enxames, pondo em causa a atividade do apicultor, mas não só. É que, o fim das abelhas não nos deixaria só sem mel: dois terços do que comemos dependem do seu trabalho como polinizadoras.