Nova cruz do Altar principal da Igreja de Machico benzida este domingo

A bênção solene está agendada para as 09:00 horas, estando a   comunidade paroquial convidada a estar presente nesta ocasião especial

© Cónego Manuel Martins

O Altar principal da Igreja de Machico passa a ter, a partir deste  domingo, uma nova cruz. A bênção solene da mesma está agendada para as  09:00 horas estando, naturalmente, a comunidade paroquial convidada a  estar presente nesta ocasião especial. Afinal, como refere o cónego  Manuel Martins, “entre as várias imagens sagradas, a “CRUZ preciosa e  vivificante”, ocupa o primeiro lugar”. Ela é, sublinha, “o símbolo de  todo o mistério Pascal. Para o Povo cristão, nenhuma outra imagem é  mais querida, nem mais antiga. A Santa Cruz representa a Paixão de  Cristo e o seu triunfo sobre a morte, e ao mesmo tempo, anuncia a sua  vinda gloriosa. É a árvore da vida.”

A necessidade de adquirir esta nova cruz explica-se, segundo o pároco  de Machico, pelo facto de a anterior, ali existente, se encontrar  “muito danificada”. A peça em questão “resultava de várias adaptações  – base adaptada para dar altura, um castiçal como pé de suporte”. Além  disso, “a própria imagem de Cristo, estava partida em vários sítios e  com várias colagens muito deficientes”. A peça “pedia com urgência que  se lhe restituísse toda a beleza associada à importância da sua  representação.” Todavia, chegou-se à conclusão que “os elementos que  componham a cruz, não tinham a nobreza necessária para que pudesse ser  reutilizada num restauro”. Assim sendo, a paróquia optou por  encomendar uma nova Cruz, “com as dimensões e proporções adequadas  para dar a beleza que merece à própria Cruz e contribuir também para a  beleza celebrativa da liturgia”, revelou o cónego Manuel Martins ao Jornal da Madeira.

© Cónego Manuel Martins