Papa convoca Sínodo dos Bispos para a Amazónia

D.R.

O Papa Francisco anunciou este domingo (15 de outubro) a convocação de um Sínodo dos Bispos para a Amazónia. Será em outubro de 2019, em Roma. “O principal objetivo desta convocação é identificar caminhos para a evangelização dessa porção do Povo de Deus, especial dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspetiva de um futuro sereno”, disse, no final da Missa em que canonizou 35 fiéis, no Vaticano.

Na ocasião, Francisco alertou para a atual crise da “floresta amazónica”, que definiu como “pulmão de capital importância” para o nosso planeta. “Acolhendo o desejo de várias conferências episcopais da América Latina, bem como a voz de vários pastores e fiéis de outras partes do mundo, decidi convocar uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica”, explicou.

O Papa Francisco já tinha aprovado a criação de uma “Rede Eclesial Pan-Amazónica”, a “REPAM”, que inclui representantes de comunidades católicas de 9 países. “Que os novos intercedam por este acontecimento eclesial, para que no respeito pela beleza da criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do Universo, e iluminados por Ele percorram caminhos de justiça e de paz”, desejou, no final da Missa de hoje, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro.