Monte assinala Patrocínio de Nossa Senhora

A paróquia de Nossa Senhora do Monte celebra, neste domingo, a festa do Patrocínio de Nossa Senhora. A Eucaristia tem início às 17 horas, sendo seguida de procissão, pelas 18 horas.

Recorde-se que a origem desta celebração está associada à aluvião ocorrida na Madeira no dia 9 de outubro de 1803, que devastou as zonas do Funchal, Machico e Santa Cruz, e provocou a morte de centenas de pessoas, bem como avultados prejuízos.

O bispo de então, D. Luiz Rodrigues de Vilares, reunido na Sé com o clero e fiéis, invocou  o patrocínio de Nossa Senhora do Monte para toda a ilha. O Papa Pio VII, a 21 de julho de 1804, aprovou o pedido da Diocese e colocou a Ilha da Madeira sob o patrocínio da Santíssima Virgem.

No dia 9 de outubro de cada ano é celebrada a Solenidade de Nossa Senhora do Monte, Padroeira principal da cidade do Funchal e secundária da Diocese. Nesse dia, foi celebrada uma Eucaristia na Sé do Funchal, presidida por D. António Carrilho, que na véspera esteve a presidir à Missa em honra do Senhor dos Milagres, em Machico.