“Igreja jovem com os jovens” em reflexão na assembleia diocesana de movimentos e obras

“Diocese do Funchal: Igreja jovem com os jovens”, é o tema da pastoral diocesana para o ano de 2017/2018, em sintonia com a proposta do Papa Francisco para o Sínodo dos Bispos, a ter lugar no Vaticano, em outubro de 2018.

O assunto esteve em análise na Assembleia das Direções dos Movimentos, Secretariados e Obras Laicais, realizada este sábado (30 de setembro), no Convento de Santa Clara, presidida pelo bispo do Funchal.

D. António Carrilho considerou a oportunidade da reflexão sobre os jovens como uma “interpelação” e um “desafio”, que “não é para ficar a pensar em diagnósticos ou realidades abstratas”, mas “deve levar a um compromisso que importa concretizar em comunhão com toda a Igreja – Papa, bispos, sacerdotes, leigos, cada um na sua condição e carisma próprio.” Nestas questões, sublinhou, “todos somos importantes, todos fazemos falta”.

Neste sentido, o calendário da diocese para os próximos tempos vai “associar-se” à “caminhada sinodal de toda a Igreja”, ao mesmo tempo que pretende “renovar a própria Igreja diocesana na sua vida pastoral, através de um programa que se propõe centrar a sua atenção nos jovens”, nomeadamente, “a forma como os integramos” nas comunidades; a maneira “como lhes transmitimos a beleza da fé”; e o modo como “contamos com eles na edificação da Igreja”, em particular na “missão de anunciar o Evangelho de Cristo com alegria e dinamismo”, destacou ainda D. António Carrilho na abertura dos trabalhos desta Assembleia.

Neste encontro, houve ainda espaço para a conferência – Os “jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e “Diocese: Igreja jovem com os jovens”, apresentada pela irmã Teresa Cláudia, das Missionárias Verbum Dei; e a apresentação do calendário pastoral diocesano 2017/2018 pelo Pe. Marcos Gonçalves, e cujas principais linhas apontam para a promoção da “pastoral juvenil” em várias vertentes, e uma “especial atenção à pastoral vocacional”, entre outros aspetos que ficarão à responsabilidade dos arciprestados, das paróquias, institutos de vida consagrada, secretariados diocesanos, movimentos e obras.