“Nasci bispo em Setúbal … aqui proclamarei o Evangelho de Cristo”. Faleceu D. Manuel Martins, primeiro Bispo da Diocese de Setúbal

As exéquias fúnebres de D. Manuel Martins celebram-se na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, pelas 15h00, no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos - Porto).

© D.R.

 A Diocese de Setúbal anunciou que D. Manuel Martins faleceu hoje aos 90 anos de idade: “Deus acaba de chamar a si o primeiro Bispo da Diocese da nossa Diocese de Setúbal, D. Manuel Martins. Faleceu hoje, às 14h05, acompanhado dos seus familiares e após receber a Santa Unção administrada pelo pároco local. Acompanhamos, em oração, este particular momento da nossa Igreja diocesana”.

D. Manuel Martins, natural da Diocese do Porto, foi o primeiro bispo da Diocese de Setúbal, onde iniciou o seu ministério episcopal no dia 26 de outubro de 1975.

No dia da ordenação, disse: “Nasci bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui proclamarei o Evangelho de Cristo – isto é, a justiça, a paz, o amor”.

Nasceu a 20 de Janeiro de 1927 em Leça do Balio, Freguesia de Leça do Balio, Concelho de Matosinhos, Distrito e Diocese do Porto.

Fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma.

Começou a sua actividade como professor de Direito Canónico no Seminário maior do Porto, de que foi Vice-Reitor. De 1960 a 1969 foi pároco de Cedofeita, Porto. Em 1969, foi nomeado Vigário-Geral da diocese.

Em 1975, foi nomeado o 1º Bispo da diocese de Setúbal.

Foi Presidente da Comissão Episcopal da Acção Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo. Também presidiu à Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

Em 23 de Abril, o Santo Padre aceitou o seu pedido de dispensa de presidir à diocese de Setúbal.

Após a resignação, continuou a fazer ouvir a sua palavra através de vários livros: “História de uma Crise – Grito do Bispo de Setúbal”, por Alcídio Torres; “Um Modo de Estar (Bispo de Setúbal)” e “Pregões de Esperança” – Edição da Caritas Diocesana de Setúbal; “Bispo de Setúbal – Um Homem Plural” (Biografia – Editorial Notícias), por António Sousa Duarte e  “D. Manuel Martins, um Bispo Resignatário, mas não resignado” – (Edição da Caritas de Setúbal).

[atualização, 24 setembro às 18:30h]