Pároco do Curral das Freiras sublinha a importância da catequese

Pe. Luis Miguel Lira Batista

O P. Miguel Lira, pároco da Paróquia do Curral das Freiras destacou a importância da catequese no dia em que 29 jovens da sua comunidade celebraram o sacramento da Confirmação. “As pessoas sentem que é necessário continuarmos a apostar na nossa juventude, nas crianças e nos jovens, para que descubram o amor de Deus nas suas vidas” – afirmou.

Para este sacerdote “a catequese acaba por ter um papel muito importante na vida desta comunidade paroquial, é o maior grupo da paróquia e acaba por envolver toda a gente: as crianças e jovens mas também os pais, as famílias, os avós. Toda a gente acaba por estar envolvida”.

Em relação ás famílias dos crismados, referiu que “foi um ano muito motivador”. Ao aproximar-se o momento do Crisma “as famílias participam mais e envolveram-se mais no que diz respeito à catequese”. Neste contexto, o P. Lira destacou a peregrinação a Fátima que este grupo realizou no passado mês de julho: “Foi uma boa iniciativa e uma boa preparação. Foi importante na vida destes jovens a experiência de se inserirem nos 100 anos das aparições de Fátima” – disse.

Em dia de crismas, o P. Lira referiu também que a comunidade vive de maneira especial a presença do Bispo diocesano. “A presença do Sr. Bispo é importante, representa a Igreja e a sucessão dos apóstolos”.

Este pároco acredita que os jovens hoje crismados continuarão a participar na vida da comunidade: ”Alguns vêm á missa com os pais e penso que vão continuar com esse propósito, outros já demonstraram interesse em participar no coro ou dar catequese. Do ponto de vista eclesial alguns destes vão continuar o seu caminho”.