Dia Mundial de Oração pela Criação no dia 1 de setembro

O Papa apela a ouvir o grito da terra e dos pobres

© D.R.

O “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação” vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 01 de setembro, conforme decisão do Papa Francisco tornada hoje pública, no final da audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro. Na ocasião, Francisco sublinhou a importância de “escutar o grito da Terra” e apelou à comunidade internacional, “a todos os que ocupam lugares de influência”, para que não deixem de “ouvir os apelos dos pobres, que são os que mais sofrem com os desequilíbrios ecológicos”.

No dia 1 de setembro, será também publicada uma mensagem do Papa Francisco sobre este tema, em coautoria com o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I.
O “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação” foi instituído pelo Santo Padre em 2015, como apelo à união dos cristãos face à crise ecológica mundial. Nessa mesmo ano, Francisco publicou a encíclica “Laudato si – Sobre o cuidado pela Casa Comum”; um documento onde explica, por exemplo, que “as mudanças climáticas são um problema global com graves implicações ambientais, sociais, económicas, distributivas e políticas”; consequências que na sua opinião precisam de ser encaradas como “um dos principais desafios para a humanidade”.